
Que cuidados devo ter com os seios durante a amamentação?
O leite materno é essencial aos bebês, principalmente no primeiro ano de vida. São inúmeros benefícios para os pequenos e para as mamães. Mas a prática gera muitas dúvidas e requer cuidados diários. Para explicar melhor, separamos algumas dicas que irão auxiliar nesta hora, confira:
A pegada correta: tudo depende da forma como o bebê pega os seios. O correto é que ele fique com o corpo voltado ao da mãe, barriga com barriga. A cabeça da criança precisa estar em posição mais elevada que o bumbum, na altura da mama, e seus lábios bem para fora, abocanhando toda a aréola, não apenas o bico. Existem, porém, outras posições que a mãe pode encontrar para sentir-se confortável com seu filho nos seios. Vale experimentar!
Mamilos rachados: é o grande sinal de que o bebê não está mamando corretamente – pode estar forçando o mamilo com a língua ou pegando apenas o bico. Se isso acontecer, vale tentar novas posições! O próprio leite materno ajuda na cicatrização das feridas no mamilo. Ficar sem sutiã, para arejar a região, é conveniente por alguns períodos do dia também. O banho de sol também ajuda na preparação dos seios para amamentar, ele é capaz de prevenir as rachaduras e ativa a vitamina D no organismo. O horário apropriado para os banhos de sol deve ser antes das 10h da manhã e depois das 14h, 15 minutos por dia é o suficiente.
Empedramento: se o volume de leite for grande e o bebê não der conta de sugá-lo, os seios podem ficar duros e evoluir para a mastite, que é uma inflamação da glândula mamária. Nesse caso, após cada mamada, a mãe precisa esvaziar manualmente as mamas. Para isso, recomenda-se fazer massagem com a ponta dos dedos no sentido horário, da mama a aréola, e depois fazer a ordenha. O leite pode ser armazenado conforme orientação do pediatra da criança!
Estrias: as estrias são cicatrizes ocasionadas pelo rompimento das fibras de colágeno e elastina. Isto acontece quando se ganha ou perde peso rápido demais. Para evitá-las ou diminuí-las hidrate bem os seios com produtos próprios para esse fim e recomendados por um especialista. Também deve-se utilizar sutiãs de alças largas e que ofereçam uma boa sustentação dos mamilos. Além disso, massagens e drenagem de líquidos retidos evitam que a pele estique e rompa as fibras.
Agora é só cadastrar seu e-mail no campo abaixo e aguardar para receber nossos próximos conteúdos!
Fonte: Revista Crescer
Baby Bee Free cuidando de quem você ama! <3