
Gestantes e viagens de avião: quais os cuidados necessários?
Antes de tudo, pode ficar tranquila! O passeio de avião não oferece nenhum risco especial à mãe ou ao bebê. No entanto, é importante levar uma declaração médica em todas as viagens para evitar problemas ao embarcar. Geralmente, as empresas que promovem o voo aceitam a viagem de gestantes até a 32ª semana de gravidez, e depois disso é necessária a autorização do obstetra.
O período ideal para planejar passeios de avião é entre a 12ª e a 29ª semanas. No primeiro trimestre algumas grávidas podem passar mal devido a náuseas e vômitos, prejudicando a tranquilidade da viagem.
Um ponto de atenção durante a viagem é a imobilização prolongada das pernas e o risco de trombose, que é naturalmente maior por conta da gravidez. Por isso, recomenda-se que a gestante use meias elásticas antitrombose, mexa as pernas e levante algumas vezes durante o voo.
Além disso, a gestante também pode utilizar travesseiros para apoiar a lombar, roupas e sapatos confortáveis e escolher assentos com maior espaço, garantindo maior conforto durante o trajeto.