
Diarreia: um perigo para a saúde dos bebês
Sabe qual o maior perigo da diarreia? A desidratação. A perda de líquido faz com que não haja água o suficiente no organismo para que ele desempenhe suas funções de forma adequada, o que debilita a saúde da criança. O quadro afeta os principais órgãos do corpo. Conforme os médicos pediatras, os rins sãos os primeiros a sofrerem se não houver a reposição de líquido na hora certa, o que também compromete o fígado, coração, cérebro e pulmões. A desidratação pode ocasionar danos que levam a uma insuficiência renal aguda. Além disso, a criança pode ficar tão fraca que chega a desmaiar e, em casos mais graves, há risco de coma.
Como tratar?
O principal é prevenir a desidratação da criança. Assim, é preciso repor o líquido perdido no organismo do filho. Conforme os médicos a hidratação deve vir em primeiro lugar. Mesmo quando a criança não consegue comer é importante que ela tome muito líquido, o dia inteiro, e em pequenas quantidades para não induzir vômito.
Na reposição, o ideal é que a criança ingira o máximo possível de bebidas naturais. Por isso, não é preciso oferecer isotônicos às crianças. Além de água, sucos naturais e água de coco, pois são bebidas ricas em glicose e ajudam principalmente no caso de crianças que negam comida quando apresentam diarreia.
É também imprescindível a reposição de água e sais minerais por meio de soro, que pode ser comprado em farmácia ou retirado no hospital. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece nos postos de saúde um soro padrão para Terapia de Reidratação Oral (TRO), rico em sódio, potássio e açúcar, substâncias importantes e que devem ser repostas no organismo em caso de perda de líquido.
Se a hidratação em casa não foi suficiente, o que fazer?
Procure um médico. Em quase todos os casos, apenas o exame clínico é suficiente para avaliar a situação. Se houver algo anômalo, como sangue nas fezes, pode ser que o médico peça exames específicos para identificar as causas. Caso a diarreia seja decorrente de intoxicação alimentar, a criança deve também ser avaliada por um pediatra para saber a necessidade, ou não, do tratamento com antibióticos.
Cuidados com a pele nesse período
Como a diarreia é frequente, evite deixar a fralda suja por muito tempo, pois a criança pode ficar assada, o que a irrita ainda mais. Mas se você usa as fraldas e toalhinhas umedecidas da Baby Bee Free não terá esse problema, afinal os produtos previnem assaduras e dermatites de pele devido a sua tecnologia de dermoproteção, que é 98% transpirável deixando a pele do bebê respirar, oferecendo máxima secura.
Baby Bee Free, cuidando de quem você ama <3