O crescimento dos filhos é algo inevitável e a medida que vão crescendo aumenta a tomada de decisões e iniciativas por parte deles. Como a tendência é aumentar os pais precisam ensinar o que é certo e errado, impor limites e corrigir sempre que necessário. Nada disso é fácil, afinal ser mãe ou pai não vem com manual de instrução e quanto menos limites mais liberdade terão. Dar liberdade aos pequenos é importante para o processo de descoberta, mas tão importante quanto é ensiná-los a obedecer e a respeitar as decisões dos pais. Para tornar-se uma criança e um adulto responsável é preciso ensinar as boas práticas desde cedo, mas como fazer isso sem gerar conflitos? 

O que fazer?

Educar um filho não é tarefa fácil e simples, é preciso ter paciência, persistência e muito amor. Até a fase adulta você terá um longo processo para percorrer, afinal será uma longa fase de curiosidades, dúvidas, desejos e birras. Você precisa ser firme, e a decisão do pai e mãe devem ser a mesma sempre. É muito importante a conversa e a cumplicidade entre o casal, antes de posicionar a criança sobre algo é preciso existir consenso entre o casal. Entenda, um não será sempre um não, pois se você ceder uma vez ela começará criar birra toda vez que desejar algo e cada vez ficará mais difícil controlar a decisão.

Lembre-se não se educar um filho com surras ou puxões de orelhas, mas com diálogo e conversa. Na maioria das vezes eles apelaram para o choro e para a insistência, procure manter sua posição inicial e caso mudar de ideia explique o real motivo pela mudança de decisão. Assim ele saberá que isso será uma exceção e não um meio de conseguir o que quer toda vez que quizer algo.

Não deixe de brincar com seus filhos por eles estarem chateados com você, como é algo momentâneo e pontual eles entenderam que a seu não está relacionado a certo pedido e não implicância com eles. Priorize momentos de lazer e diversão com os filhos, são esses momentos de alegrias que eles levarão para a vida e aprenderão valorizar conforme a idade vai aumentando.

Não faça chantagem e nem ceda a nenhuma feita por eles, isso é um meio errôneo de ensinar o que é certo. Também evite dar recompensa por ele seguir suas regras, afinal ele precisa aprender desde cedo o que é limites e porque é necessário respeitar a decisão dos pais ou dos mais velho. Afinal a índole e o caráter de uma pessoa inicia na infância.

E por último, mas não menos importante valorize os pequenos avanços e a evolução diária dos pequenos e distribua amor em qualquer idade, eles retribuirão e vocês construíram um excelente relacionamento familiar.

Gostou das nossas dicas? Cadastre seu e-mail e receba dicas direto na sua caixa de entrada!

Baby Bee Free, cuidando de quem você ama! <3

Leave a comment

V