É comum crianças menores de 5 anos não conseguirem segurar o xixi durante a noite. O que obriga a mãe levantar para trocar o bebê, já que ele não controla o xixi. Porém, quando isso continua acontecendo depois dessa idade é sinal que algo está errado.

A criança pode estar com enurose, incontinência urinária intermitente ou involuntária noturna. Um problema que acompanha a criança após os 5 anos de idade, quando ele dorme. A condição pode ser causada por desordens nos rins, bexiga, uretra ou falta de controle dos músculos que liberam a urina, além de associada a fatores neurológicos.

Quando não tratada ela poder trazer impactos, além de físicos, emocionais, que pode levar os pequenos se sentirem envergonhados, evitando dormir fora de casa, por exemplo. Além disso, ela pode afetar a qualidade do sono, deixando a criança irritada e com variação de humor.

Caso esse problema não for tratado, ele pode persistir durante a adolescência e até na vida adulta. Essa condição pode desencadear situações de bullying, por isso, os pais precisam ficar atentos. O diagnóstico e o seu tratamento precisam acontecer o quanto antes, assim situações constrangedoras podem ser evitadas.

O problema é mais comuns em meninos, pessoas com déficit de atenção, hiperatividade ou com histórico familiar da doença.

V