Hoje, nossa abordagem é sobre o universo tentante, onde milhares de mulheres estão na tentativa e na espera pelo tão sonhado bebê. A maior parte dos casais que hoje carregam seus filhos no colo já passou por essa fase, uns por menos tempo e, outros, por um tempo angustiante, que parece ser interminável. 

Antes de fazer parte do universo de tentante, é comum a mulher pensar que é simplesmente ela parar de ter relações com proteção que, logo, logo ela irá engravidar, afinal, muitas engravidam de forma indesejada, mesmo com proteção e usando métodos contraceptivos, não é mesmo? Mas, não é bem assim que funciona para milhares de mulheres. 

A sensação da mulher tentante é de que todas à sua volta estão grávidas ou já engravidaram, menos ela. A angústia pela espera do positivo e a frustração a cada menstruação são quase que inevitáveis, porque a pessoa não tem a real noção de que este momento de tentante é tão delicado e difícil, até se tornar uma. 

A fase tentante é muito importante para o casal e, ao mesmo tempo é um período que pode ser mais sensível também, pois pode haver cobrança e pressão por um bebê, vindo da família, amigos e, colegas que, mesmo sem querer, acabam que fazendo uma pressão emocional. 

De acordo com pesquisas, 80% das mulheres conseguem engravidar em até um ano de tentativas e, segundo orientação de especialistas, o casal deve procurar ajuda de um profissional médico após um ano de tentativas sem sucesso. Se a mulher tiver mais de 35 anos, a orientação é de que a busca pela ajuda do profissional em fertilidade humana deve ocorrer depois de seis meses de tentativas. 

Porém, lembramos aqui que a infertilidade é a dificuldade de um casal engravidar no período de um ano, tendo relações sexuais sem uso de nenhuma forma de anticoncepção e que, a infertilidade é diferente da esterilidade. (Mas, esse é um assunto para uma próxima conversa, tá bem?) 

Se você conhece uma amiga que é tentante, seja ouvinte neste momento e não a locutora, para que você não fale coisas que talvez a façam sofrer ainda mais, ok? A tentante está sempre antenada em assuntos referentes à gestação e, o que ela mais precisa neste momento é um bom ombro amigo e uma escuta qualificada. 

E, se você é tentante, lembre-se: muitas tentantes já são mães agora. Conheça melhor seu período fértil e também seu ciclo menstrual. Nós, estamos na torcida para que seu positivo chegue o quanto antes. Lembrando que você não precisa desistir de seus sonhos neste momento, ok? 

Leave a comment

V