Mãe sim, e mulher também! Cuide do seu filho, mas não esqueça de você

A gente sabe que a maternidade traz transformações muito grandes para a rotina e o autocuidado das mulheres, e é por isso que são muito comuns algumas mudanças depois desse período. A preocupação, a exaustão com a nova rotina e até a crise de identidade podem afetar as mães, e fazer sua autoestima despencar.

A tendência natural nos primeiros anos do bebê é que os cuidados com os filhos tomem grande parte do tempo das mães, e o autocuidado fique de lado. No entanto, antes de tudo, é importante ter um olhar voltado a si mesma, porque uma mãe mais feliz com certeza vai criar um filho mais feliz. Veja algumas dicas para não deixar o amor próprio de lado durante esse período delicado: 

  • Tire uma hora para você aproveitar 

Comece separando uma hora do seu dia para aproveitar, seja tomando um café com uma amiga, uma caminhada, uma atividade física, algum momento que você goste, ou até mesmo para não fazer nada. Essa é uma ótima atitude para recarregar as energias e retomar o gosto pelos hábitos que você sempre gostou. 

  • Cinco minutos de atenção para você

Saia do piloto automático, e dê um pouco de atenção para o seu corpo. Coloque os pés no chão, escute seu corpo e observe o que você precisa para se sentir bem. 

  • Não deixe o autocuidado de lado 

Olhe com carinho para o seu corpo, faça uma massagem, tome um banho mais demorado e cuide de você. 

  • Abrace a nova mulher que você se tornou 

Não foque em comparações com outras mães ou com sua versão antes da maternidade. Aceite sua nova versão e cuide de quem você se tornou. 

  • Aproxime-se das pessoas que fazem bem a você

Mantenha contato com as amizades, familiares e pessoas que você gosta. Nada melhor do que um ouvido amigo e um abraço apertado de quem também gosta de você.

V