Maio é lembrado pela conscientização da doença celíaca, que é uma doença autoimune e caracteriza-se pela intolerância ao glúten. Pode surgir em qualquer idade, mas geralmente afeta crianças de 1 a 3 anos devido a uma inflamação do revestimento do intestino delgado na presença do glúten. Dessa forma, quem possui a doença não pode consumir nenhum alimento que tenha glúten, aveia, cevada e malte.

O diagnóstico é feito por exame de sangue ou endoscopia no intestino delgado, visto que a doença pode ser assintomática, ou seja, sem a presença de qualquer sintomas. Para aqueles que os sintomas são percebidos, as principais características são: diarreia crônica; desnutrição; déficit no crescimento; falta de apetite, emagrecimento, abdômen inchado; vômito; dor abdominal e apatia.

Os primeiros sinais da doença começam a aparecer em bebês logo após iniciarem a alimentação sólida com a presença de glúten.

Caso o diagnóstico do bebê acontecer quando ainda estiver mamando, as mães também devem evitar alimentos com glúten durante todo o período de amamentação. 

Então se você é mãe ou pretende ser é bom ficar de olho e pedir para o pediatra fazer esse exame, principalmente se possui histórico familiar da doença.

Agora que você já sabe o que a doença pode causar cadastre seu e-mail e receba nossas dicas e conteúdos exclusivos!

Leave a comment

V