Descubra como fazer um desmame tranquilo

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) o aleitamento materno deve continuar até pelo menos os 2 anos de idade – sendo que até os 6 meses, essa deve ser a única fonte de alimentação. Vários estudos já comprovaram que a amamentação prolongada traz uma série de benefícios tanto para a mãe quanto para a criança. Se o que preocupa é descobrir o tal “momento certo” para deixar de amamentar, saiba que, geralmente, o desmame natural acontece entre os 2 e os 4 anos. 

Assim como os pequenos aprendem a caminhar e falar, com o tempo, eles também vão aprender a desmamar. Faz parte do desenvolvimento. O seu papel é perceber os sinais de que ele está pronto para encerrar esse ciclo. Depois de completar 1 ano, se mostra menos interesse pelas mamadas, aceita diversos alimentos, não busca mais o peito para consolo, por exemplo, você pode iniciar a transição gradual para o copinho ou mamadeiras. 

A família toda também pode ajudar, com o incentivo de outras pessoas, a criança fica cada vez mais tranquila e vai substituir o peito por outras atividades. O ideal é ir diminuindo as mamadas no peito, pela mamadeira, papinhas e até mesmo por chazinhos sem açúcar. Outra dica é tirar o foco da amamentação no peito, mas jamais negue o peito quando ele buscar, deixe o bebê ficar segurando e largando gradativamente. 

Fonte: Revista Crescer

Baby Bee Free, cuidando de quem você ama <3

V