Benefícios da amamentação a longo prazo

“A amamentação é o alicerce para a construção de uma base sólida de saúde física e mental para a criança por toda a vida, atuando positivamente em todo o organismo”, explica Graciete Oliveira Vieira, pediatra do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 

Além disso, existem outros benefícios da amamentação a longo prazo, confira:

1 – Microbiota: a microbiota é o conjunto de bactérias que vive no intestino e que atuam não só no funcionamento do órgão, mas na imunidade, metabolismo e sistema nervoso. O leite materno tem oligossacarídeos, açúcares que servem de alimento para as bifidobactérias e lactobacilos, espécies que predominam nas microbiotas saudáveis. O efeito na microbiota é duradouro, uma vez que o perfil formado na infância tende a prevalecer no intestino para a vida toda.

2 – Cérebro: cerca de 80% do cérebro das crianças desenvolvem-se nos primeiros anos de vida e a presença constante dos nutrientes (ácidos graxos de cadeia longa) contribuem para que o cérebro fique mais ágil e trabalhe melhor no futuro.

3 – Diabetes: amamentação exclusiva protege não só do diabetes tipo 1 na infância, mas do tipo 2 da doença, que se desenvolve principalmente a partir do consumo excessivo de açúcar, na vida adulta.

4 – Comportamento: o contato constante entre mãe e filho durante a amamentação ativa os neurotransmissores do bem-estar e isso interfere na formação da personalidade da criança. E além do comportamento da criança, pode reduzir as possibilidades de uma depressão na vida adulta.

Fonte: bebe.com.br

V