fbpx

Você já parou para pensar como os bebês começam a andar?

Tudo inicia com o amadurecimento nervoso, devagar e por etapas. Geralmente nos 3 primeiros meses de vida, os neurônios e as fibras nervosas começam a responder os estímulos do cérebro, é aí que o pescoço começa a se firmar.

Aos 6 meses os músculos e o sistema esquelético já estão desenvolvidos e mais firmes, então é nessa fase que os pequenos começam a sentar. Engatinhar vem na sequência, aos 9 meses, onde a coluna, os braços e as pernas começam a amadurecer e ganhar sustentação. 

Com 12 meses o bebê já começa dar os primeiros passinhos, pois é nessa fase que a musculatura das pernas fica sólida e eles já conseguem ficar em pé. A partir dos 14 meses as primeiras corridas já começam a acontecer, pois eles possuem total equilíbrio sobre o corpo.

Dicas

Para garantir que os pequenos aprendam a andar com segurança, os pais podem ajudar e devem ficar atentos nessa fase de descobertas. Algumas dicas podem garantir uma experiência ainda mais prazerosa:

  • Iscas lúdicas: Coloque brinquedos longe dos bebês para que eles se movimentem para pegar sozinhos.
  • Pontos de apoio: Estimule a criança andar próxima de poltronas e sofás para que ela possa se apoiar caso necessite.
  • Segurança sempre: Para garantir a segurança dos pequenos é preciso avaliar o local que ele está aprendendo a andar. Evite locais que favoreçam escorregões, tombos e locais desnivelados ou com escadas por perto.

Com essas dicas você poderá passar mais confiança ao seu pequeno e garantir uma experiência ainda mais especial. 
Que tal receber tudo no seu e-mail? É só cadastrar, vai lá é facinho!

Fonte: Revista Saúde

Leave a comment

V