Vai ser mãe? Saiba que vacinas deve tomar

É comum muitas mulheres engravidarem sem terem planejado, por isso nesses casos a ida ao médico deve ser imediata para colocar em dia a cartela de vacinação durante a gravidez. Pode ser um assunto obvio, mas muitas mamães acabam esquecendo, no meio de tantas novidades. Mas a vacinação é imprescindível para prevenir alguns problemas e doenças, tanto para a mulher quanto para o bebê. Por isso, separamos as principais vacinas que devem ser feitas o quanto antes, confira: 

Influenza (gripe): Essa é uma das vacinas mais importantes durante a gestação. Além de proteger a mulher do vírus da gripe normal, também protege de quadros mais graves, como internações por bronquite, pneumonias e até a morte, devido a queda e imunidade. Ela deve ser tomada em qualquer período da gravidez. 

Tríplice Bacteriana: Protege contra a coqueluche, tétano neonatal, infecção que pode ocorrer com instrumentos inadequados e contaminados usados para cortar o cordão umbilical. Essa vacina deve ser tomada, de 27 a 36 semanas de gestação. 

Hepatite B: Se a gestante já foi vacinada anteriormente, não há necessidade de reforço na gestação. Mas, caso não tenha recebido ela deve receber em 3 doses, a partir do segundo trimestre de gestação. A infecção de Hebatite B durante a gravidez é uma via comum de transmissão, então é importante evitar que a mãe se infecte e não transmita ao feto ou ao recém-nascido. Crianças infectada com Hebatite B podem apresentar cirrose hepática e câncer hepático na fase adulta. 

V