fbpx

O dia tão esperado chegou! O bebê nasceu, está bem e saudável. É hora de sair da maternidade e ir para casa. Uma nova rotina começa na vida dos pais, e não há segredo ou manual de instrução que diga o que fazer ou não fazer para que os primeiros dias do recém-nascido sejam tranquilos.

Contudo, para que esse período seja o mais leve possível, fique de olho em algumas dicas:

1) É importante ter em mente que nesses primeiros dias o bebê dita os horários. Ele mama e dorme de forma bastante irregular. Somente depois da ida ao pediatra que, estando tudo bem, inicia a implantação de uma rotina.

2) A higiene é ponto essencial, principalmente porque a imunidade ainda é muito baixa nas primeiras semanas. Enquanto o coto umbilical não cai, ele precisa ser limpo diariamente com algodão e álcool e mantido seco para evitar infecções. Um único banho por dia é suficiente, lembrando sempre de usar produtos neutros para não causar alergias.

3) Cuidado com o contato do bebê e animais de estimação. Por ser ainda muito frágil, é melhor mantê-los em cômodos separados da criança, pois, além de transmitirem doenças, podem ter reações inesperadas e arranhar ou morder o bebê.

4) As visitas ao recém-nascido precisam ser planejadas com antecedência. É importante ter alguém para ajudar a mamãe nesses dias, pois o bebê sempre virá em primeiro lugar. Como ainda não há rotina estabelecida, se a criança “chamar”, a mãe terá que deixar os convidados esperando.

5) O bebê dorme muito durante o dia, então, aproveite também para dormir. Cuide de você e aproveite para repor as energias para lidar com a nova rotina.

Fonte: Techline

Leave a comment

V